Evolução: Conceito de Adaptação

Conceito de adaptação

« Entende-se por adaptação a capacidade de sobrevivência e reprodução de uma espécie num determinado ambiente. .

Os camelos, por exemplo, são animais adaptados à vida no deserto. Assim, são portadores de uma série de características que permitem a sua sobrevivência e reprodução naquele ambiente, como: resistência à perda de água, capacidade de utilização da água metabólica, resistência ás variações internas de temperatura.

Um exemplo clássico de adaptação

Tomou-se clássico o exemplo de adaptação ocorrida entre as mariposas que povoavam a cidade inglesa de Manchester. Em meados do século XIX, antes do processo de industrialização da cidade, era marcante o predomínio de mariposas claras em relação às mariposas escuras, ambas pertencentes à mesma espécie (Biston betularia). A coloração clara constituía, na época, uma característica favorável; uma vez que permitia a camuflagem de mariposas claras nos claros troncos das árvores recobertas de liquens; assim, eram de difícil visualização por parte de pássaros insetívoros, que, então​, capturavam e devoravam em maior número mariposas escuras, mais facilmente identificáveis

Após a industrialização da cidade, os liquens​. foram praticamente eliminados pela poluição
ambiental e a fuligem das fábricas tornou ambiente dotado de um “fundo escuro” Nessa nova situação, as mariposas escuras passaram camuflar-se melhor e, dentro de algum tempo constituíam o grupo predominante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reino Animal: Artrópodes

Talófitas

Reino Animal: Equinodermos