Evolução, Origem do Universo e Origem dos Seres vivos: Primeiras Teorias

Evolução

É a mudança das características hereditárias de uma população de seres vivos de uma geração para outra. Este processo faz com que as populações de organismos mudem e se diversifiquem ao longo do tempo.

Surgimento do pensamento evolucionista:

Durante a idade média, predominou no pensamento ocidental a ideia de que todas as espécies vivas conhecidas teriam sido criadas uma única vez  permanecido inalteradas, isto é, teriam se mantido sempre com as mesmas características. Essa ideia era conhecida como "Scala Naturae".

A scala naturae ("escada da natureza") ou cadeia dos seres é uma ideia recorrente na história da biologia segundo a qual, todos os organismos podem ser ordenados de maneira linear, contínua e progressiva, começando pelo mais simples até alcançar o mais complexo, que normalmente se identifica com o ser humano.

A ideia da scala naturae remonta até às mais antigas representações da natureza, como a Escada de Jacob, na Bíblia. Em filosofia, o início desta ideia encontra-se no Timeu de Platão, na qual as formas animais aparecem como resultado da degradação progressiva a partir do Homem.

Quando o Homem se começou a dar conta dos seres vivos que o rodeavam, tornou-se necessário explicar o aparecimento destes, bem como o seu próprio aparecimento. Foi então que surgiram algumas teorias cujo objetivo era explicar o surgimento e desenvolvimento das espécies vivas.

Assim, surgiu a teoria fixista:
Fixismo: Esta teoria pretende explicar o surgimento das espécies, afirmando que estas surgiram sobre a Terra, cada qual já adaptada ao ambiente onde foi criada, pelo que, uma vez que não havia necessidade de mudanças, as espécies permaneciam imutáveis desde o momento em que surgiram. Deste modo, e de acordo com esta teoria, não haveria um antepassado comum.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reino Animal: Artrópodes

Talófitas

Reino Animal: Equinodermos