Primeiras Teorias Evolutivas: Abiogênese e Biogênese
Abiogênese
Ao longo dos séculos, várias hipóteses foram formuladas por filósofos e cientistas na tentativa de explicar como teria surgido a vida em nosso planeta.
Até o século XIX, imaginava-se que os seres vivos poderiam surgir não só do cruzamento entre si, mas também espontaneamente, da matéria bruta ou inanimada. Essa idéia proposta na mais de 7. 000 anos por Aristóteles era conhecida por geração espontônea ou obiogênese. Os defensores dessa hipótese supunham que determinados materiais inanimados conteriam um "princípio ativo". isto é. uma espécie de“energia" capaz de comandar uma , série de reações que cuiminariam com a súbita transformação do material inanimado em seres vivos .Era assim que se explicava o surgimento, na espécie humana, de vermes intestinais, como a lombriga, ou aparecimento de "vermes" no lixo, na carne em putrefação ou em alguns frutos maduros. Dessa maneira, certos alimentos ingeridos pelo ser humano, bem como o materiais orgânico do lixo da carne e dos frutos, seriam dotados de um "principio ativo" organizador da vida.
Em meados do século XVII, o biólogo italiano Francesco Redi (1626-1698) elaborou experiências que, na época, abalaram profundamente a teoria da geração espontânea. Colocou pedaços de carne no interior de frascos, deixando alguns abertos e fechando outros com uma tela. Observou que o material em decomposição atraía moscas, que entravam e saiam ativamente dos frascos abertos. Depois de algum tempo, notou o surgimento de inúmeros “vermes” deslocando-se sobre a carne e consumindo o alimento disponível.
Biogênese
A teoria da biogênese, por sua vez, surgiu para contrapor a ideia de que a matéria bruta poderia originar um novo ser. Segundo a biogênese, todos os seres vivos são originados de outros seres vivos preexistentes, ou seja, um rato não pode nascer a não ser de outro rato. Espécies de anfíbios e répteis só podem nascer de espécies preexistentes desses animais.
Essa ideia hoje é bem entendida por todos, entretanto, para refutar a teoria da abiogênese, diversos pesquisadores dedicaram anos de estudo para a compreensão dessa questão. Os estudos mais marcantes realizados para explicar a biogênese foram feitos por Francesco Redi e Pasteur.
Comentários
Postar um comentário